PESSOAS RESILIENTES,RELACIONAMENTOS RESILIENTES


POR WILLIE E ELAINE OLIVER

MARCOS 7:24-30

O símbolo mais sagrado em Oklahoma City, Oklahoma (nos Estados Unidos da América), é
uma árvore: um olmo americano de 80 anos de idade, extenso e sombreado. Os turistas dirigem
quilômetros de distância para vê-la. Pessoas posam para fotos abaixo dela. Os arboristas a protegem
cuidadosamente. Ela adorna pôsteres e papel timbrado. A cidade valoriza a árvore, não por sua
aparência, mas por sua resistência.
Ela suportou o atentado de Oklahoma City (quarta-feira, 19 de abril de 1995).
Timothy McVeigh estacionou sua caminhonete carregada de morte a poucos metros dela.
Sua maldade matou 168 pessoas, feriu 850, destruiu o Edifício Federal Alfred P. Murrah e enterrou
a árvore em escombros. Ninguém esperava que sobrevivesse. Ninguém, de fato, deu a mínima para
a árvore empoeirada e sem galhos. Mas então ela começou a brotar.
Brotos pressionados através da casca danificada; as folhas verdes afastaram a fuligem
cinzenta. A vida ressuscitou de uma zona de morte. As pessoas notaram. A árvore apresentou a
resiliência que as vítimas desejavam. Então, eles deram ao olmo um nome: a Árvore Sobrevivente.

Hoje, muitos casamentos e relacionamentos familiares – dentro e fora da igreja – estão
passando por um tipo semelhante de agressão, intimidação e violência; ameaçando destruir sua
própria existência. No entanto, como a resiliente Árvore do Sobrevivente em Oklahoma City,
devemos encontrá-los, ajudá-los e nutri-los de volta à saúde emocional, física e espiritual,
independentemente de quem sejam, sua aparência, de onde vêm e o que ter. Devemos ajudá-los
a sobreviver e prosperar e ser aceitos na família de Deus antes que seja tarde demais.
Nosso tópico de hoje é intitulado: Pessoas Resilientes, Relacionamentos Resilientes. Vamos
Orar.

(MARCOS 7:24-30 NVI – Um Gentil Mostra sua Fé)
“Jesus saiu daquele lugar e foi para os arredores de Tiro e de Sidom. Entrou numa casa e não queria
que ninguém o soubesse; contudo, não conseguiu manter em segredo a sua presença.
De fato, logo que ouviu falar dele, certa mulher, cuja filha estava com um espírito imundo, veio e
lançou-se aos seus pés. A mulher era grega, siro-fenícia de origem, e rogava a Jesus que expulsasse
de sua filha o demônio. Ele lhe disse: Deixe que primeiro os filhos comam até se fartar; pois não é
correto tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela respondeu: Sim, Senhor, mas até os
cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças. Então ele lhe disse: Por causa
desta resposta, você pode ir; o demônio já saiu da sua filha. Ela foi para casa e encontrou sua filha
deitada na cama, e o demônio já a tinha deixado” (NVI).


O Dictionary.com oferece as seguintes definições para resiliente: “retornar à forma ou
posição original após ser dobrado, comprimido ou esticado.” Além disso, “recuperando-se
prontamente de doença, depressão, adversidade ou semelhantes; flutuante.” Como uma bola de
tênis que é atingida em grande velocidade, no entanto, recupera prontamente sua forma e está
pronta para enfrentar outra raquete de tênis ameaçadora.
O cenário da história em Marcos 7: 24-30 mostra Jesus vindo de um grande conflito com os
líderes religiosos sobre impureza cerimonial quando Ele encontrou a mulher siro-fenícia. Como
regra, os judeus não tinham contato com os gentios porque isso os tornava cerimonialmente impuros
de acordo com sua tradição. E mesmo que Jesus não estivesse de forma alguma desconsiderando a
importância do tipo de comida que era boa para comer, Ele mostra por Seu exemplo que o que está
no coração de uma pessoa – o que resulta em suas ações para com os outros – é o que realmente
importa. Portanto, Jesus ilustra como a tradição dos anciãos era ridícula quando Ele reservou um
tempo para falar com essa mulher gentia – a siro-fenícia – que estava em grande necessidade.
Ao usar essa história, Marcos deixa claro que a missão de salvação de Deus inclui os gentios.
Que o evangelho do amor e reino de Deus não se limita a Israel, embora Jesus tenha indicado que
Israel deve ter a primeira oportunidade. O verdadeiro motivo de Marcos para usar o exemplo da
mulher siro-fenícia nessa passagem é porque ele queria que seus leitores romanos (gentios)
entendessem que as boas novas da salvação eram para todos, incluindo eles. Essa mensagem ainda é
verdadeira para nós hoje.
Ler as narrativas dos Evangelhos com muito cuidado nos levará a reconhecer que apenas
uma vez antes Jesus cruzou o território dos gentios – em Marcos 5: 1-20, quando Ele encontrou
um homem possesso por demônios no país dos gadarenos, no lado oriental do Mar da Galileia.
Porém, desta vez, Jesus parece ficar na região por algum tempo. Ele tinha viajado para a Fenícia

  • que hoje é o Líbano – onde ficava a cidade de Tiro, sem uma agenda óbvia de ministério público
    em mente. O relato bíblico parece indicar que Jesus estava procurando um lugar para descansar
    com Seus discípulos e escapar da perseguição dos líderes religiosos que sempre O seguiam. Ele
    sabia que os escribas e fariseus não queriam se contaminar entrando em território gentio. No
    entanto, apesar de seus esforços para descansar um pouco, Jesus não conseguiu manter sua
    presença na região em segredo.

    É importante observar como a providência de Deus atua em Sua missão de “buscar e
    salvar os perdidos” (Lucas 19:10), apesar das barreiras erguidas pelos costumes sociais de Sua
    época. Embora, de fato, Jesus estava tentando descansar um pouco com Seus discípulos depois
    de um momento difícil com líderes da igreja que haviam distorcido os planos de Deus para
    atender às suas preferências; não deve escapar à nossa atenção que o foco principal de Jesus foi
    sempre aliviar a dor das pessoas e dar-lhes acesso à Sua presença vivificante. Ellen White
    descreve essa cena em O Desejado de Todas as Nações declarando: “Ao vir para esta região,
    Ele esperava encontrar o descanso que não havia conseguido em Betsaida. No entanto, esse não
    era o seu único propósito ao fazer essa jornada.”3
    Matthew Henry – o grande expositor da Bíblia em inglês do século 17 – descreve o que está
    acontecendo com Jesus na região de Tiro e Sidom, quando sugere:
    “Quão graciosamente Ele se manifestou, apesar disso. Embora ele não trouxesse uma
    colheita de curas milagrosas para aquelas partes, ainda assim, ao que parece, ele veio
    com o propósito de semear algo ali pelo que se pode ver no relato. Ele não podia ser
    escondido; pois, embora uma vela possa ser colocada sob o alqueire, o sol não pode.
    Cristo era muito conhecido para ficar escondido por muito tempo incógnito, em
    qualquer lugar; o óleo de alegria com que foi ungido, como unguento para a mão
    direita, transbordaria e encheria a casa com seus odores. Aqueles que apenas ouviram
    sua fama mesmo sem ter conversado alguma vez com ele, logo diriam: ‘Deve ser
    Jesus”.4

    Curiosamente, as regras que os líderes religiosos estabeleceram para se separarem das
    outras pessoas, ao invés de permitir que Deus os use como instrumentos de Sua graça para aqueles
    em grande necessidade, inquestionavelmente, torna essa história provocativa nos Evangelhos.
    Divisões étnicas, preconceito e separação social, parece ser mais importante para esses líderes da
    igreja do que cumprir a vontade de Deus, cujo propósito era chamar Israel como Seu povo
    especial. Devemos admitir, porém, que o encontro da mulher siro-fenícia com Jesus rompe todos
    os tipos de fronteiras sociais e costumes, vistos através da perspectiva dos líderes judeus. “No
    pensamento da Palestina do primeiro século, essa mulher tinha várias limitações. Ela era gentia,
    uma mulher e talvez uma mãe solteira. Mas nenhum desses fatores a impediu de se aproximar
    de Jesus em busca de ajuda, ou de se envolver em uma conversa desafiadora com ele.”5 A mulher
    siro-fenícia demonstra notável resiliência diante de adversidades esmagadoras.
    Dando uma descrição mais completa do contexto do personagem central que se desdobra na
    história, Ellen White compartilha:
    “As pessoas desse distrito eram da velha raça Cananéia. Eles eram idólatras,
    desprezados e odiados pelos judeus. A essa classe pertencia a mulher que agora veio
    a Jesus. Ela era uma pagã e, portanto, foi excluída das vantagens que os judeus
    desfrutavam diariamente. Havia muitos judeus vivendo entre os fenícios, e as novas
    da obra de Cristo haviam penetrado essa região. Algumas pessoas ouviram Suas
    palavras e testemunharam Suas obras maravilhosas. Essa mulher tinha ouvido falar
    do profeta, que, segundo consta, curava todos os tipos de doenças. Ao ouvir sobre Seu
    poder, a esperança cresceu em seu coração. Inspirada pelo amor de uma mãe, ela
    decidiu apresentar o caso de sua filha a Ele. Era seu propósito resoluto levar sua
    aflição a Jesus. Ele podia curar sua filha. Ela procurou a ajuda dos deuses pagãos, mas
    não obteve alívio. E às vezes ela ficava tentada a pensar: o que esse mestre judeu pode
    fazer por mim? Mas a palavra veio, Ele cura todos os tipos de doenças, sejam ricos
    ou pobres, todos aqueles que vêm a Ele em busca de ajuda. Ela decidiu não perder sua
    única esperança.”6

    O que se torna bastante claro no texto – para o leitor da Bíblia perspicaz – é que “a
    necessidade desesperada de sua filha e sua fé radical na bondade de Deus a fizeram se humilhar
    diante de Jesus – caindo a Seus pés – e arriscando cruzar todos os tipos de barreiras sociais”.7 A
    mulher siro-fenícia, sem dúvida, conhecia Jesus e acreditava que Ele era um profeta enviado por
    Deus. Em Marcos, capítulo 3, Jesus curou um homem, com a mão atrofiada, no sábado. Os
    fariseus ficaram zangados com o que Jesus fez e saíram imediatamente para conspirar com os
    herodianos para destruí-lo. Marcos 3:7, 8 nos dá pistas sobre como a mulher pode ter sabido
    sobre Jesus. O texto compartilha: “Mas Jesus retirou-se com os seus discípulos para o mar. E
    seguia-O uma grande multidão da Galileia, da Judéia, de Jerusalém, da Idumeia e além do
    Jordão; e os de Tiro e de Sidom, uma grande multidão, quando ouviram quantas coisas Ele
    estava fazendo, vieram a Ele.” Aqui está uma pista tangível de como a mulher pode ter
    descoberto sobre Jesus. Talvez um primo ou amigo da mulher siro-fenícia tenha estado na

    multidão que testemunhou o poder de Deus em Jesus e voltou para Tiro e Sidom com notícias
    sobre o rabino da Galileia.
    No v. 26, encontramos a conversa entre Jesus e a mulher siro-fenícia – mais provavelmente
    em grego, em vez de aramaico – de acordo com vários comentaristas.
    8 9 10 Embora não seja Grega de nascimento (já que era siro-fenícia), ela evidentemente havia sido helenizada em sua cultura e língua, razão pela qual o texto se refere a ela como sendo grega. “Que os filhos se fartem primeiro”, diz Jesus a ela no v. 27, “pois não é bom pegar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. A linguagem que Jesus usa em Sua conversa com a mulher soa como palavras de luta. Essas palavras são realmente humilhantes, degradantes e nocivas. Mas a mulher siro-fenícia demonstra incrível resiliência, enquanto permanece focada no objetivo de sua missão – a libertação de sua filha de um espírito impuro.
    Os judeus costumavam usar a palavra “cães” para se referir aos gentios. E embora pareça
    estranho que Jesus faça isso, Ele quase certamente usou o termo da mesma maneira. O significado
    óbvio era apontar que os judeus tinham precedência sobre os gentios durante o tempo do ministério de Jesus. No entanto, Jesus suaviza um pouco a aspereza usando a forma diminuta de cães, que pode ser traduzida como “cachorrinhos”, com referência a animais de estimação em vez de carniceiros nas ruas. A aparente aspereza das palavras de Jesus poderia ter servido para testar a fé da mulher.
    Ainda assim, ela se apega à sua motivação para ir.
    Comentando sobre a resposta atípica de Jesus a uma mulher em dor e tormento, Ellen
    White diz em O Desejado de Todas as Nações (p. 401): “Embora essa resposta parecesse estar
    de acordo com o preconceito dos judeus, foi uma repreensão implícita aos discípulos, que eles
    mais tarde entenderam como lembrando-os do que Ele sempre lhes disse – que Ele veio ao
    mundo para salvar a todos os que O aceitassem”.

    Apesar da resposta aparentemente sarcástica, cínica e mordaz de Jesus ao pedido da siro-fenícia para expulsar o demônio de sua filha (v. 26); sua fé não seria detida. Na verdade, sua resiliência
  • recuperando-se prontamente da adversidade – ela permanece firme, no que pode ser dramatizado
    pelas palavras do negro espiritual cantado por James Cleveland, que diz: “Não me sinto cansada, vim
    de tão longe de onde eu comecei. Ninguém me disse que o caminho seria fácil, não acredito que Ele
    me trouxe até aqui para me deixar.”
    Jesus deixou uma brecha ao afirmar que os gentios teriam sua vez de ouvir o evangelho e
    ganhar com seu ministério. Para a siro-fenícia, aquele tempo era agora. Na verdade, era hora de
    aproveitar o momento – carpe diem. Ela concordou com Jesus que Israel foi o primeiro. Mas sua fé
    radical se recusou a acreditar que ela foi excluída. Na verdade, ela responde no v. 28: “Sim, Senhor,
    mesmo os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas das crianças.” Ao responder dessa
    forma, ela expressou fé perseverante e crença na bondade de Deus. Ela vê as barreiras de raça, cultura e gênero como questões superficiais em face de sua grande necessidade. O requisito genuíno é a cura autêntica no interior, e somente o evangelho pode superar essas barreiras para criar tal cura para essa alma desesperada pela cura de sua filha.

    Demonstrando a profundidade de sua fé em Deus, apesar das barreiras sociais entre judeus e
    gentios; Jesus honra sua resiliência conforme lemos no v. 29: “Por causa dessa palavra, segue o teu
    caminho”; Ele diz a ela: “o demônio saiu de sua filha”.
    Comparando a resiliência e a fé profunda da mulher siro-fenícia com a espiritualidade
    superficial demonstrada pelos escribas e fariseus, Ellen White compartilha:
    “Jesus tinha acabado de sair de Seu campo de trabalho porque os escribas e fariseus
    estavam tentando tirar Sua vida. Eles murmuraram e reclamaram. Eles manifestaram
    incredulidade e amargura, e recusaram a salvação tão livremente oferecida a eles.
    Aqui Cristo encontra alguém de uma raça marginalizada e desprezada, que não foi
    favorecida com a luz da palavra de Deus; no entanto, ela cede imediatamente à
    influência divina de Cristo, e tem fé implícita em Sua capacidade de conceder o favor
    que ela pede. Ela implora pelas migalhas que caem da mesa do Mestre. Se ela pode
    ter o privilégio de um cachorro, ela está disposta a ser considerada um cachorro. Ela
    não tem preconceito xenofóbico ou religioso, ou orgulho para influenciar seu curso,
    e ela imediatamente reconhece Jesus como o Redentor, e como sendo capaz de fazer
    tudo o que ela pede dele.”14

    O ponto alto dessa história é encontrado no v. 30 que diz: “Ela foi para casa e encontrou
    sua filha deitada na cama, e o demônio já a tinha deixado.” Aleluia! Louvado seja Deus, de
    Quem todas as bênçãos fluem!
    A fé resiliente dessa modesta, mas intransigente mulher siro-fenícia, permitiu que o
    poder de Deus trabalhasse em favor de sua família; livrando sua filha do espírito impuro que a
    atormentava. A mulher siro-fenícia exemplificou de forma clara o que significa lutar com Deus
    e não O deixar ir até que Ele abençoe você. Ela deve ter sabido algo sobre a história de Jacó em
    Gênesis 32:26, onde ele grita enquanto luta com o anjo de Deus: “Não te deixarei ir, a menos
    que me abençoes!”

    O oposto de depressão não é felicidade, escreve Peter D. Kramer em seu livro Contra a
    Depressão. O oposto da depressão é a resiliência. Não é a ausência de culpa e tristeza, mas é a
    capacidade de encontrar um caminho para longe desses sentimentos. Jesus nos liberta para
    sermos resilientes e encontrarmos o caminho para uma vida abundante.
    15
    O desafio diante de nós hoje, como pessoas que foram favorecidas com o conhecimento
    da salvação e da graça de Deus, é fazer algo que represente o verdadeiro propósito de nossa fé.
    Como podemos ser pessoas resilientes com relacionamentos resilientes? Devemos decidir não
    ser como os escribas e fariseus – preocupados com picuinhas – quando as pessoas estão morrendo
    de COVID-19, e tantas famílias estão em profundo e perigoso desespero. Não devemos nos
    permitir ser retidos por questões de menor importância, como preconceitos culturais, étnicos e
    raciais que tendem a nos separar das pessoas que precisam de nossos cuidados e consideração.
    Povo de Deus, já é quase meia-noite na história do nosso mundo. Devemos levar a sério o
    aproveitamento das oportunidades que Deus nos oferece para apresentar Jesus aos nossos vizinhos,
    parentes e amigos. Em vez de desperdiçar as oportunidades que surgem em nosso caminho, devemos intencionalmente determinar ser sal e luz para os siro-fenícios que se debatem na escuridão e no desespero todos os dias em nossos círculos de influência.
    Existem mulheres e homens, maridos e esposas, mães e pais, pais e filhos, viúvas e
    divorciadas, avós e adultos solteiros que precisam de nosso apoio e interesse em sua fraqueza e dor.
    Comportar-se como os escribas e fariseus – discutindo sobre dogmas inúteis, teorias da conspiração
    e ideologias políticas – nos tornará ineficazes, infrutíferos e improdutivos, como o sal que perdeu o
    sabor (Lucas 14:34). Então, é hora de acordar de nosso sono e agir. É hora de nos decidirmos e
    dizermos a nós mesmos na força do Senhor: “Irei com minha família” para o “Tiro e Sidom” do meu
    contexto específico, confiando na providência, poder e graça de Deus para atender uma resiliente
    Siro-fenícia que está procurando por um milagre para livrar sua família das garras do maligno e
    encontrar libertação no Cristo que afirmamos conhecer, por meio da ajuda de nosso amor e
    preocupação.
    Que nós, como a mulher siro-fenícia, encontremos o caminho para Jesus e, com inabalável
    resiliência, imploremos pelas migalhas de Suas bênçãos. Que possamos também estar ansiosos para
    compartilhar as bênçãos que recebemos com alegria e deleite com todos aqueles que precisam do
    amor e da graça salvadora de Deus. Então seremos capazes de cantar aquele hino poderoso da igreja:

Ouvi da bela história que Jesus desceu da glória.
E no Gólgota enfim morreu por quantos como eu.
Ouvi dos Seus gemidos de Seu sangue e dos remidos.
E ao fim, contrito me prostrei, vitória nEle achei.
Vitória em Cristo. Eterna vitória!
Buscou-me, salvou-me, na cruz por mim morreu.
Que paz e alegria! Raiou um novo dia!
Vitória Jesus me deu no sangue que verteu!
Ouvi que Ele cura, sim, a todo que O procura.
Que o coxo fez andar, então, e ao cego deu visão.
Orei, clamei: Meu Mestre: vem restaura minha vida.
E logo Cristo me atendeu e a mim vitória deu.
Ouvi falar da glória que virá após vitória.
Para os redimidos por Jesus na resplendente luz.
De anjos lá cantando e mansões já me aguardando.
Será glorioso ali chegar e então poder cantar.
16
Quando Jesus voltar, é nosso desejo que, como a resiliente Árvore do Sobrevivente em
Oklahoma City, Oklahoma, apesar dos ataques e assaltos de Satanás, nós também sejamos pessoas
resilientes com relacionamentos resilientes e capazes de permanecer firmes pela graça de Deus. Que
Deus nos abençoe hoje e sempre enquanto confiamos nEle com nossos relacionamentos familiares e
todos os outros relacionamentos para serem sal e luz até que Jesus volte.
REFERÊNCIAS
1 Lucado, M. (2006). Facing your giants: God still does the impossible. pp. 43-44. Loveland, CO: W Publishing Group.
2 Cooper, R. L. (2000). Mark (Vol. 2, pp. 120–121). Nashville, TN: Broadman & Holman Publishers.
3 White, E. G. (1940). The Desire of Ages. p. 399. Mountain View, CA: Pacific Press Publishing Association.
4 Henry, M. (1994). Matthew Henry’s commentary on the whole Bible: complete and unabridged in one volume (p. 1793). Peabody:
Hendrickson.
5 Dybdahl, J. L. (Ed.). (2010). Andrews Study Bible Notes (pp. 1306–1307). Berrien Springs, MI: Andrews University Press.
6 White, E. G. (1940). The Desire of Ages. pp. 399-400. Mountain View, CA: Pacific Press Publishing Association.
7 Cooper, R. L. (2000). Mark (Vol. 2, pp. 120–121). Nashville, TN: Broadman & Holman Publishers.
8 Brooks, J. A. (1991). Mark (Vol. 23, p. 121). Nashville: Broadman & Holman Publishers.
9 Cooper, R. L. (2000). Mark (Vol. 2, p. 120). Nashville, TN: Broadman & Holman Publishers.
10 Wuest, K. S. (1997). Wuest’s word studies from the Greek New Testament: for the English reader (Vol. 1, p. 152). Grand Rapids:
Eerdmans.
11 Brooks, J. A. (1991). Mark (Vol. 23, p. 121). Nashville: Broadman & Holman Publishers.
12 White, E. G. (1940). The Desire of Ages. p. 401. Mountain View, CA: Pacific Press Publishing Association.
13 Cooper, R. L. (2000). Mark (Vol. 2, p. 121). Nashville, TN: Broadman & Holman Publishers.
14 White, E. G. (1940). The Desire of Ages. p. 401. Mountain View, CA: Pacific Press Publishing Association.
15 The Great Lion of the Lord (December 11, 2005). Homiletics Online. Retrieved September 22, 2021, from https://www.
homileticsonline.com/members/installment/93000107
16 Hankey, A.K., Fischer, W.G. (1866) I love to tell the story. In The Seventh-day Adventist hymnal. (1985). Washington D.C. review
and Herald