LUTANDO JUNTOS


Texto bíblico: “Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor” (Romanos 15:30).

Reflexão: Paulo era um pregador e também um homem de oração. Todas as cartas às igrejas cristãs primitivas eram marcadas por súplicas e pedidos para que a igreja orasse por ele. Paulo entendiam que uma grande luta espiritual acontecia cada vez que ele tinha o privilégio de expor a Palavra de Deus. Assim como Paulo, hoje em dia, os pregadores passam por lutas espirituais cada vez que se dispõem a pregar a Palavra de Deus. Nos pedidos de oração de Paulo, podemos observar pelo menos cinco razões específicas pelas quais ele solicitava oração. Esses pedidos não eram simplesmente pelo seu bem-estar, ou para que sua popularidade aumentasse. Paulo pensava nas pessoas que ainda não conheciam o amor de Deus. Ele pedia a intercessão dos membros para que o inimigo não o impedisse de realizar esta obra tão importante.

Seus pedidos eram:

1. Para que os crentes aceitassem sua pregação.

2. Pela libertação de seus perseguidores.

3. Por livramento de prisões e circunstâncias difíceis.

4. Para que ele pudesse visitar as pessoas a quem ele escrevia.

5. Pela proclamação do evangelho. Este último pedido, com certeza, era o alvo principal de seus pedidos, mas os pedidos anteriores podiam de certa forma impedir que ele atingisse seu alvo de proclamação do evangelho. De modo semelhante a Paulo, cada vez que uma pessoa tem a oportunidade de falar do amor de Deus, o inimigo e seus anjos do mal colocam-se a postos para de algum modo impedir que a mensagem toque o coração dos ouvintes.

Às vezes, ele busca atrapalhar o mensageiro para que sua mensagem não seja proclamada. Outras vezes, ele busca atrapalhar os ouvintes, para que fiquem distraídos ou para que não sejam tocados. Se pudéssemos ver com os olhos da fé a luta espiritual que acontece dentro da igreja quando o pregador está compartilhando a Palavra de Deus, com certeza, acreditaríamos mais no poder da oração intercessora e desejaríamos fazer uso dessa arma espiritual com muito mais fervor.

“A cada reunião religiosa devemos levar a viva consciência espiritual de que Deus e os anjos ali estão presentes, a fim de cooperar com todos os verdadeiros crentes. Ao transpor as portas da casa de Deus, pedi ao Senhor que vos afaste do coração tudo que é mau. Introduzi em Sua casa somente o que Ele possa abençoar. Ajoelhai-vos diante de Deus, em Seu templo, e consagrai-Lhe aquilo que Lhe pertence e que Ele adquiriu com o sangue de Cristo. Orai a favor da pessoa que dirigirá a reunião. Orai para que grande bênção advenha à congregação, por meio daquele que deve ministrar a palavra da vida. Esforçai-vos fervorosamente para alcançar vós mesmos uma bênção” (Exaltai-O, p. 350).

Que nos conscientizemos dessa luta que é travada em todos os cultos diante de nós e assumamos nossa função como intercessores ao lado de Deus. Que durante os cultos possamos interceder pelo mensageiro, lutando com ele para que a vitória pela causa de Cristo seja ganha no coração de cada ouvinte.


Atividade: Desenvolva o hábito de interceder pelas pessoas que compartilham a Palavra de Deus em sua igreja. Envie um pequeno bilhete ou fale para eles que estará orando por eles. Isso lhes dará força e a certeza da presença de Deus.