SENSO DE RESPONSABILIDADE A todos quantos se tornam participantes de Sua graça, o Senhor indica uma obra em benefício de outros. Cumpre-nos estar, individualmente, em nosso posto, dizendo: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Is 6:8). Sobre o ministro da Palavra, a enfermeira missionária, o médico cristão, o cristão individualmente, seja ele comerciante ou fazendeiro, profissional ou mecânico – sobre todos repousa a responsabilidade. É nossa obra revelar às pessoas o evangelho de sua salvação. Todo empreendimento em que nos empenhemos deve ser um meio para esse fim (A Ciência do Bom Viver, p. 148).
OTIMISMO E AÇÃO Em geral, Deus não opera milagres para fazer Sua verdade avançar. […] Aqueles que não fazem esforços decididos, mas esperam simplesmente que o Espírito Santo os force à ação, perecerão em trevas (Serviço Cristão, p. 228). Aqueles que desejam o sucesso [no serviço missionário] devem ser corajosos e otimistas (Obreiros Evangélicos, p. 290). Não deve a mensagem ser proclamada com timidez, destituída de vida, mas com clareza, positividade, e de maneira a despertar. Centenas de pessoas estão esperando o aviso de escaparem para salvar a vida. O mundo precisa ver nos cristãos uma prova do poder do cristianismo (Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 16). O que necessitamos para dar a mensagem não são oradores eloquentes. […] Necessitam-se homens de ação – homens que trabalhem com fervorosa e incessante energia em prol da purificação da igreja e para advertir o mundo (Serviço Cristão, p. 229).
PODER AOS DISCÍPULOS À medida que o fim se aproxima, os testemunhos dos servos de Deus se tornarão mais firmes e mais poderosos (Eventos Finais, p. 201). O Senhor Jesus dará aos discípulos uma língua e sabedoria a que os seus adversários não poderão
Contradizer nem resistir. […] As palavras sairão dos lábios de pessoas indoutas com tal poder e sabedoria convincentes que haverá conversões à verdade. Milhares se converterão pela influência do seu testemunho (Eventos Finais, p. 205, 206).
LEALDADE O povo de Deus está se aproximando do limiar do mundo eterno; que pode haver de mais importante para eles do que ser leais ao Deus do Céu? […] Suas bênçãos especiais acompanham os labores de homens de ação; homens que não se desviarão da linha reta do dever […] Tais homens subordinam sua vontade e planos à lei de Deus. Por amor a Ele, não têm a sua vida por preciosa. Seu trabalho é captar a luz da Palavra e deixá-la brilhar para o mundo em raios claros e firmes (Profetas e Reis, p. 148).
COMUNHÃO, RELACIONAMENTO E MISSÃO Cristão alerta é o cristão que trabalha, buscando zelosamente fazer tudo que está em suas forças para o avanço do evangelho. À proporção que aumenta o seu amor pelo Redentor, também aumenta por seus semelhantes. Como seu Mestre, experimenta ele severas provas, mas não permite que a aflição lhe irrite o temperamento ou destrua a paz de espírito. Sabe que as provações, se bem aceitas, o refinarão e purificarão, pondo-o em íntima comunhão com Cristo. Os que são participantes das aflições de Cristo também participarão de Sua consolação e, por fim, de Sua glória (Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 72).
CONFIANÇA NA DIREÇÃO DIVINA O desânimo pode abalar a fé mais heroica e enfraquecer a mais firme vontade. Mas Deus compreende e ainda Se compadece e ama (Profetas e Reis, p. 174, 175). Os servos do Senhor podem esperar toda espécie de desânimo. […] A lembrança do que Ele tem feito por nós se demonstrará um apoio em todo o perigo (Serviço Cristão, p. 239, 240).
Por que afl igir-se? O intenso desejo de que a igreja seja uma luz viva e resplandecente, em harmonia com o desígnio de Deus, tem de ser temperado com uma inteira confi ança Nele (Serviço Cristão, p. 243).
FÉ E CORAGEM As aparências podem ser adversas; mas na hora mais sombria, a luz resplandece além. As forças daqueles que, com fé, amam e servem a Deus serão renovadas dia a dia (Obreiros Evangélicos, p. 262). Quando, com fé, lançarmos mão de Sua força, Ele mudará, mudará maravilhosamente, a mais desesperançada e desanimadora das perspectivas. Ele o fará para glória de Seu nome. Deus pede aos Seus fi éis, aos que Nele creem, que falem de ânimo aos incrédulos e desesperançados (Serviço Cristão, p. 234, 235).
COMUNHÃO E AÇÃO A vida cristã não é feita de incessante atividade, nem de contínua meditação. Os cristãos precisam trabalhar fervorosamente pela salvação dos perdidos e também precisam tomar tempo para a meditação, para a oração e para o estudo da Palavra de Deus (Serviço Cristão, p. 249).
DISPOSIÇÃO PARA OUVIR A VOZ DE DEUS A infl uência da obra que estamos fazendo será sentida por toda a eternidade. Se trabalharmos em harmonia uns com os outros e com o Céu, Deus demonstrará Seu poder em nosso favor, como fez pelos discípulos no dia do Pentecostes. Aqueles dias de vigília, em que os discípulos se prepararam pela oração e pondo de lado toda desunião, levaram-nos a tão íntima relação com Deus que Ele pôde trabalhar por eles e por meio deles de um modo maravilhoso. Hoje Deus deseja realizar grandes coisas por meio da fé e das obras de Seu povo fi el. Mas precisamos estar em correta relação com Ele, para que quando Ele nos falar, possamos ouvir e entender Sua voz (Medicina e Salvação, p. 334, 335).
UM CHAMADO PESSOAL A cada dia, o tempo de graça de alguém se encerra. A cada momento, alguns passam para além do alcance da misericórdia. E onde estão as vozes de aviso e súplica, mandando o pecador fugir dessa condenação terrível? Onde estão as mãos estendidas para o fazer retroceder do caminho da morte? Onde estão os que com humildade e fé perseverante intercedem junto a Deus por ele? (Patriarcas e Profetas, 140). Mas não necessitamos ir a Nazaré, a Cafarnaum ou a Betânia para andar nos passos de Jesus. Encontraremos Suas pegadas junto ao leito dos doentes, nas choças da pobreza, nos apinhados becos das grandes cidades e em qualquer lugar onde há corações humanos necessitados de consolação. Fazendo como Jesus fazia quando na Terra, andaremos em Seus passos (O Desejado de Todas as Nações, p. 640).
- Em favor de pessoas que precisam voltar para Deus e para a igreja. 2. Uma pessoa específi ca com quem estou estudando a Bíblia, ou quero estudar, para que se decida pelo batismo.