Texto bíblico: “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco, a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor” (João 10:16).
Reflexão: Quando Jesus contou a parábola do Bom Pastor, Ele falou sobre a proteção e salvação das ovelhas do Seu aprisco, isto é, a salvação das pessoas que já estavam em Sua igreja. No entanto, antes de terminar a parábola, Ele fez questão de mencionar que tinha ovelhas em outros apriscos e que Ele desejava que um dia elas também ouvissem Sua voz e se unissem ao Seu rebanho. O ministério em favor de igrejas de outras denominações e inclusive de seus pastores deve ser parte de nossa missão e intercessão também. Se um membro de igreja que encontra a verdade pode ser uma influência poderosa sobre seus familiares e amigos, imagine quanta influência a conversão do pastor de uma igreja poderá exercer? “Temos uma obra a fazer por ministros de outras igrejas. Deus quer que eles se salvem. Como nós mesmos, eles só poderão obter a imortalidade mediante a fé e a obediência. Precisamos trabalhar diligentemente por eles, a fim de que a possam alcançar…. Nossos ministros devem procurar aproximar-se dos ministros de outras denominações. Orai por estes homens e com eles, por quem Cristo está intercedendo. Pesa sobre eles solene responsabilidade. Como mensageiros de Cristo, cumpre-nos manifestar profundo e fervoroso interesse nestes pastores do rebanho” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 376). Ocasionalmente, ouvimos falar de igrejas que mudaram suas placas, porque o pastor e a maioria dos membros se converteram e aceitaram a verdade. Essas igrejas são os rebanhos que Jesus menciona em João 10. O que será que levou essas pessoas a se converterem? O texto diz que elas ouviram a voz do Pastor.
Muitos membros e pastores que agora congregam em outras denominações são sinceros em sua busca pela verdade. Realmente amam a Deus e desejam fazer a Sua vontade, mas estão sendo desviados por tradições e erros que lhes foram apresentados como sendo a verdade. Porém, é-nos dito que nos últimos dias “Milhares da última hora verão e reconhecerão a verdade. […] Essas conversões à verdade se darão com uma rapidez surpreendente para a igreja, e unicamente o nome de Deus será glorificado” (Eventos Finais, p. 130, 131). Hoje, podemos começar a contribuir para esse grande momento na história do mundo. Podemos começar a interceder por pastores e membros de outras denominações para que Deus abra seu coração para receber a verdade na hora certa. Podemos também tratá-los com amor e compreensão, mesmo que pareçam nos ignorar ou até mesmo nos maltratem. Muitas vezes quando recebemos visitas de membros ou pastores de outras denominações, ficamos tão empenhados em mostrar-lhes que somos diferentes, ou que temos outras crenças que acabamos construindo muros de separação e não pontes de união entre essas pessoas e nós. Precisamos nos lembrar que, por mais que agora pareçam não aceitar a verdade, depois que o Espírito Santo for derramado em Sua plenitude, multidões serão atraídas. Que Deus nos ajude a sermos intercessores amorosos pelas ovelhas e pastores que estão em outros rebanhos. Que nosso exemplo de conduta seja uma luz para eles agora. Que eles possam fazer parte das nossas orações e que um dia possamos colher esses frutos para a glória de Deus.
Atividade: Você conhece líderes de outras denominações ou mesmo membros que poderiam ser conduzidos à verdade? Faça um propósito de se aproximar deles, como um amigo, e busque oportunidades de orar por eles e com eles, mesmo que, no momento, não se demonstrem interessados.