Características louváveis de Davi

Três características do Rei Davi que o tornava um homem segundo o coração de Deus e que devemos imitar

Um dos personagens mais famosos de toda a Bíblia sem dúvida é o rei Davi. Desde moço, sua história de lutas e grandes vitórias tornam-no, sem dúvida, o maior rei da história de Israel.

Neste esboço de sermão irei mostrar 3 características de Davi que faziam dele o que ele foi. Tenho ouvido muitos sermões focando o grande pecado deste rei e a forma como ele se arrependeu que foi perdoado. Quem observa de forma superficial a história de Davi, pode pensar que sua história se resume a um ato abominável quer resultou em grande sofrimento para ele e para várias outras pessoas.

Contudo, a Bíblia diz que Davi era um homem segundo o coração de Deus. Suas qualidades devem ser exaltadas para que possamos também alimentar em nós essas qualidades.

Aproveite para ler e pregar o sermão Os pilares da vida cristã, onde eu faço uma abordagem sobre as características de um cristão genuíno.

Davi era corajoso e agia pela fé – I Sam 17

Conhecemos a coragem de Davi quando ele se apresentou ao rei Saul para responder ao desafio do gigante Golias.

Davi mostrou ao rei que em situações de perigo ele enfrentava com coragem e vencia.

Sua experiência já contava com a vitória sobre um leão e um urso. v.35

Entretanto, Davi não se gloriava em si mesmo, deixando claro que a razão do seu sucesso era o Deus a quem ele servia. v.36

Dizemos muitas vezes que confiamos em Deus, mas poucas vezes temos a coragem de agir somente baseados nas suas promessas. Ao mesmo tempo, o simples fato de alguém crer em Deus não lhe torna um vencedor. Davi precisou enfrentar aqueles animais com coragem e vê-los com técnica e força.

Quando diante do gigante Golias da vida, Davi deixou claro que é o que o motivava era o poder de Deus, que aquele incrédulo o ousara desafiar.

Em todas as suas vitórias, Davi nunca colocou os méritos na sua própria força, mas creditou todo sucesso ao seu Deus.

Davi era fiel

Davi era um homem fiel. Na sua relação com Jônatas(I Sam 18:1 – 5), Davi deixou claro que o protegeria, mostrando-se totalmente confiável, mesmo sendo Jônatas o herdeiro natural do trono que Deus lhe havia prometido ocupá-lo.

Davi cumpriu suas promessas feitas ao amigo cuidando do seu filho Mefibosete, quando este ficou sem o pai. [II Sam 9]

Ao mesmo tempo Davi se negou a praticar qualquer ato contra o rei Saul, mesmo sendo por ele perseguido.

Davi colocava em prática neste caso a primeira qualidade a que me referi neste post, agindo pela fé e deixando para Deus a responsabilidade de colocá-lo no trono.

Apesar das derrotas espirituais de Davi, e mesmo dos crimes que cometeu, Davi jamais se ajoelhou diante de outro Deus que não fosse o Deus criador. o Deus de Isaac Abraão e Jacó.

O Rei Davi era humilde

A vida de Davi, contudo, não foi perfeita. Enquanto guerreiro carregava nas suas mãos o sangue de muitos inimigos. Também foi responsável direto pela morte do esposo de Bate Seba, depois de se envolver em um caso vergonhoso de adultério. [II Sam 11]

Davi arcou com as consequências do seu pecado e nunca culpou Deus. Ao mesmo tempo, ao ser confrontado pelo profeta Nathan, reconheceu imediatamente o seu erro e pediu perdão humildemente, sem qualquer justificativa. O Salmo 51 revela a angústia de Davi após o pecado.

Mas o maior exemplo de humildade do Rei Davi foi quando intentou construir o templo Deus e Ele rejeitou a sua proposta. Davi não ficou chateado com Deus, mas louvou o seu nome e aceitou os seus desígnios.

Depois da rejeição, davi dedicou a vida a juntar material para construir o Templo, deixando claro que aceitava a direção de Deus.

Sim, Davi não foi perfeito e sofreu terríveis consequências pelos seus pecados. Mas essas características louváveis devem ser imitadas por todo aquele que pretende ser um crente segundo o coração de Deus. Ajuda-nos Senhor a sermos como o jovem Davi. Em nome de Jesus, Amém!