Ted Wilson (TW): Olá amigos! Durante esta época especial do ano, Nancy e eu enviamos nossas mais calorosas saudações a vocês, juntamente com uma mensagem especial apontando para a estrela-guia que ainda hoje ilumina nosso caminho.
Nancy Wilson (NW): A noite estava clara. As estrelas brilhavam bem acima das colinas de Belém, onde durante séculos os pastores cuidaram de suas ovelhas. Esta noite não parecia diferente, pois eles “conversavam entre si acerca do prometido Salvador, e oravam pela vinda do Rei ao trono de Davi” (O Desejado de Todas as Nações, página 47).
TW: De repente, a noite silenciosa foi quebrada com um flash de luz celestial. Nós lemos em Lucas 2:9: “E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor”. Procurando acalmar seus medos, o anjo disse, “Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (versos 10 e 11).
NW: Depois que o anjo explicou como encontrar esse precioso bebê, envolto “em faixas e deitado em manjedoura” (verso 12), era como se o próprio céu não pudesse mais conter sua alegria enquanto milhares e milhares de anjos cantavam: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (verso 14).
TW: Os pastores não foram os únicos que viram a luz sobrenatural irradiando da hoste celestial naquela noite. Bem ao leste, na terra da Mesopotâmia, homens sábios, conhecidos como “magos”, notaram uma estrela incomum no céu noturno. Esses sábios pertenciam a uma classe rica e influente de nobres, honrados por sua integridade e sabedoria. Ellen White nos diz, “ao estudarem esses magos o céu estrelado, procurando sondar os mistérios ocultos em seus luminosos caminhos, viram a glória do Criador. Buscando mais claro entendimento, voltaram-se para as Escrituras dos hebreus” (O Desejado de Todas as Nações, página 59). Eles estavam familiarizados com a profecia de Balaão, que era da Mesopotâmia, e havia declarado séculos antes: “Uma estrela procederá de Jacó, de Israel subirá um cetro” (Números 24:17).
NW: “Poderia ser esta a estrela?”, os sábios se perguntaram. Ao estudarem as profecias de Isaías, Daniel, Miquéias e outros, eles se convenceram do significado incomum da estrela e estavam determinados a aprender mais. Ellen White explica: “Os magos acolheram com agrado a luz da verdade enviada pelo Céu; agora era sobre eles derramada em mais luminosos raios. Foram instruídos em sonhos a ir em busca do recém-nascido Príncipe” (O Desejado de Todas as Nações, página 60).
TW: Com presentes preciosos em mãos, os magos montaram em seus camelos e seguiram a misteriosa estrela. Viajando à noite, eles relembraram uns aos outros o que haviam estudado e, “Em toda parada que faziam para repouso, examinavam as profecias; e neles se aprofundava a convicção de que eram divinamente guiados. Enquanto, como sinal exterior, tinham diante de si a estrela, sentiam interiormente o testemunho do Espírito Santo, que lhes impressionava o coração, inspirando-lhes também esperança” (O Desejado de Todas as Nações, página 60).
NW: Depois de viajar por várias semanas, os magos chegaram a Jerusalém. Eles perguntaram ansiosamente, “Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo” (Mateus 2:2). Mas, para sua surpresa, suas perguntas foram recebidas com medo e espanto. Ninguém parecia estar ciente do Rei recém-nascido.
TW: Mesmo os líderes religiosos foram incapazes de fornecer respostas. Em vez de aceitar as indagações desses visitantes orientais, os sacerdotes simplesmente ensaiavam suas antigas tradições, rejeitando com desprezo que os gentios presumissem entender as Escrituras hebraicas melhor do que eles.
Em pouco tempo, a notícia chegou ao Palácio de Herodes e os magos foram convidados a se encontrar com o rei ciumento.. “Vão e busquem informações precisas a respeito do menino; e, quando o tiverem encontrado, avisem-me, para eu também ir adorá-lo” (Mateus 2:8).
NW: Deixando o palácio um pouco desanimados, os Magos se levantaram novamente ao ver a Estrela. Ansiosamente, eles seguiram esta luz guia até o Menino Jesus. Por meio do estudo da profecia bíblica e da percepção do Espírito Santo, esses homens foram capazes de enxergar além das aparências humildes e em Jesus. “reconheceram a presença da Divindade. Deram-Lhe o coração como a seu Salvador, apresentando então suas dádivas” (O Desejado de Todas as Nações, página 63).
TW: Amigos, hoje ainda temos a luz orientadora da profecia bíblica. O apóstolo Pedro nos assegura: “Assim, temos ainda mais segura a palavra profética, e vocês fazem bem em dar atenção a ela, como a uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no coração de vocês” (2 Pedro 1:19).
NW: E ainda hoje, assim como no tempo de Cristo, há quem duvide de Seu breve retorno.”Onde está a promessa da sua vinda?” eles zombam. “Porque, desde que os pais morreram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação” (2 Pedro 3:4). Mas eles são deliberadamente ignorantes, não reconhecendo que sua vinda “está próxima, às portas” (Mateus 24:33).
TW: Homens e mulheres “sábios” estão estudando as profecias hoje. Esses escritos inspirados revelam o passado, o presente e o futuro. Ao ver seu cumprimento exato no passado, podemos ter certeza de que o que ainda está por acontecer acontecerá, exatamente como as profecias predizem. Sigamos esta estrela-guia. “Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não irá demorar; mas o meu justo viverá pela fé” (Hebreus 10:37 e 38).
Convido você a orar conosco agora mesmo. Pai do Céu, agradecemos a maneira como o Senhor interveio na vida dos magos, ajudando-os a entender mais plenamente as profecias que liam. Compreendemos também que o Senhor estava nos pedindo hoje para sermos indivíduos sábios, para entender o que estamos lendo, não apenas por meio de nossos próprios esforços, mas o mais importante, por meio da liderança do Espírito Santo em nossa pesquisa, nosso estudo da Sagrada Palavra de Deus. Ajude-nos a perceber que em breve Jesus virá, pela segunda vez, e Ele nos levará a um lugar onde podemos sentar a Seus pés e Ele compartilhará conosco palavras de verdade, assim como Ele fez por meio das Escrituras, e agora nós ouviremos isso de Seus próprios lábios. Então, Senhor, guia-nos em todos os sentidos, ajuda-nos a ser sábios, não em nossos próprios esforços, mas apoiando-nos completamente no Senhor. E agradecemos por nos ouvir, em nome de Jesus, amém.
Ted Wilson é o presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Nancy Wilson é a sua esposa.