Miriã era filha de Joquebede, de Anrão e a irmã mais velha de Moisés, que quando era bebê foi colocado num cesto que fora colocado no rio Nilo para ser carregado com a intenção de que o bebê fosse salvo da morte, pois na época Faraó havia feito um decreto que dizia que toda criança hebréia do sexo masculino deveria ser morta.
Mesmo Miriã ainda sendo muito nova nessa época, ela era uma menina destemida e quando sua mãe colocou o cesto no rio, ela seguiu o cesto e mesmo de longe cuidou de seu irmão Moisés.
Moisés foi encontrado pela filha de Faraó que se encantou com o bebê e decidiu cuidar dele como se fosse filho. Miriã viu e foi perguntar à filha de Faraó se ela gostaria que Miriã encontrasse uma ama para amamentar o pequeno bebê… Para que pudesse deixar sua mãe, Joquebede, mais próxima de Moisés. E assim foi feito.
Com o passar dos anos, ela juntou-se a Moisés e a Arão (seu outro irmão) na libertação do povo de Israel do Egito.
Miriã também foi a primeira profetisa citada na Bíblia, era dotada com dons de poesia e música e era ela quem dirigia as mulheres de Israel no cântico e na dança, à margem do Mar Vermelho.
Infelizmente, Miriã se deixou ser levada pelo sentimento de inveja pela posição de seu irmão Moisés e isso fez com que ela cometesse muitos erros. Como castigo, ela ficou leprosa e por isso teve que isolar-se durante sete dias.
Moisés intercedeu por ela e Deus a curou, mas ela não chegou a entrar na terra prometida, pois faleceu antes de chegar na travessia.
Não cometa o mesmo erro de Miriã, pois você pode perder a oportunidade de viver o milagre.
Mas acerte como Miriã: obedeça a Deus, celebre-O sempre, coloque-se a disposição do Reino e permitam-se ser usada pelo Senhor. ❤️