A DEUS TODA HONRA


MATEUS 6:25-34
O texto apresenta uma das maravilhosas mensagens achadas no coração do grande Sermão da Montanha.
Tem a ver com as prioridades de nossa vida. O modo como os homens que não amam Jesus encaram as coisas e a maneira diferente como o povo de Deus deveria fazê-lo.
Esta mensagem é a receita de Deus para livrar a humanidade da ansiedade doentia que gera conflito, angústia e desespero. A mensagem explica que apesar de existirem coisas necessárias como o alimento, o crescimento e o vestuário, Deus deve estar em primeiro lugar.
Analisemos a estrutura do texto bíblico que lemos (Mateus 6):

• No verso 25, Cristo inicia a ideia de que existe algo muito mais importante do que a roupa, o alimento ou o crescimento. “Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que as vestes?”

• Os versos 26-28 apresentam três figuras para ilustrar que Deus provê as coisas que são necessárias para o sustento da vida.

• Os versos 30-34 repetem e enfatizam o pensamento iniciado no verso 25 concluindo que o melhor é “buscar o reino de Deus e Sua justiça e o resto será acrescentado”.
Deus merece toda a nossa honra e louvor por ser o Soberano Criador dos Céus e da Terra. A glória e honra pertencem-Lhe por direito próprio. Não precisa delas. Somos nós que precisamos adorá-Lo e render-Lhe honra. Isso nos proporciona segurança e confiança diante das dificuldades da vida. Reconhecendo-O como Deus soberano e eterno, teremos consciência de que não estamos sós nesta vida. “O Senhor te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre” (Sl 121:7, 8).

MATEUS 6:25-34

II – DEUS PROVÊ AS COISAS QUE SÃO NECESSÁRIAS PARA SUSTENTAR A VIDA.
Essa verdade é ilustrada por Cristo com três figuras da natureza.

  1. As Aves do Céu (v. 26)
  2. a) As aves dormem cantando e acordam cantando. Não vivem preocupadas, ansiosas “não semeiam nem colhem, nem ajuntam em celeiros”.
  3. b) Deus providenciou leis naturais para elas. “Quem prepara aos corvos seu alimento quando os seus pintainhos gritam a Deus e andam vagueando por não terem o que comer?” (Jó 38:41).
  4. c) Isso, porém, não é uma apologia a preguiça, a indolência ou a presunção. Não podemos fazer como certo irmão que abandonou o trabalho para dedicar-se “à obra de Deus”, descuidando do sustendo da família sob a desculpa de que “Deus cuidará deles”.
  5. d) Jesus, ao mencionar a ilustração das aves, não estava liberando o ser humano da responsabilidade do trabalho.
  6. e) Você viu como as aves acordam cedo e saem à procura de alimento? Muitas vezes têm que voar longas distâncias para conseguirem um grão de comida. É um trabalho constante e árduo, especialmente se tem um ninho de filhotes.
  7. f) O que Deus está dizendo para você e para mim é: “Filho, você tem que ser diligente, tem que trabalhar bastante como os passarinhos fazem, você tem muitas vezes que caminhar longas distâncias, acordar às cinco da manhã, pegar ônibus e chegar a tempo para o trabalho, a fim de trazer o pão para seus filhos. O que você não pode fazer é se desesperar ou pensar que o pão é o primeiro e o último da vida. Você tem que dormir e acordar louvando o Meu nome, cantando, como as aves do céu porque Eu sempre terei um grão de mostarda para você”. “Pela bondade de Deus, fomos circundados de inúmeras bênçãos. Há testemunhas do Seu amor por todo lado. Dir-se-ia que a natureza se regozija ao nosso redor. As belas coisas no céu e na Terra exprimem o amor e o favor do Senhor dos Exércitos para com os habitantes do mundo. A luz do Sol e a chuva descem sobre os maus e os bons. Os montes e os mares e as planícies falam todos eloquentemente ao coração do homem acerca do amor do Criador. É Deus que faz desabrochar o botão, frutificar a flor, e é Ele que nos supre as necessidades diárias. Nem uma andorinha cai sem que o Pai o note. Nosso espírito deve erguese em reconhecimento e adoração ao Doador de todo dom perfeito” (Ellen G. White, Para Conhecê-Lo, p. 141).
  8. O Crescimento Humano Esta ilustração mostra a inutilidade da preocupação humana. “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida” (v. 27). A palavra grega traduzida como “curso de sua vida” é helekia que pode ser “estatura ou idade”. Gosto mais da segunda aplicação. Se traduzirmos por “estatura” a ideia não seria perfeita. Pode alguém fazer alguma coisa para melhorar sua estatura? É bem possível que sim, especialmente se se é bem jovem. Mas, pode alguém fazer 30 anos em menos tempo? Isso é impossível.
    Você percebeu o que Deus está dizendo? Há coisas nesta vida que não podem mudar. Por que estar ansioso por elas?
    Mas também isso não é uma defesa do fatalismo ou do conformismo. O que Cristo está querendo enfatizar é o fato de que há coisas na vida que têm que ser aceitas e que a ansiedade com respeito a elas é tolice.
  1. As Flores do Campo (v. 28) Você já andou passeando pelo campo e viu na época da primavera os campos floridos e perfumados? Já se abaixou para sentir em sua mão a beleza de uma flor do campo? Já ficou extasiado pensando como Deus pode criar tanta beleza?
    “Nem Salomão com toda a sua glória se vestiu como ela”, afirmou Cristo.
    Ah, meu irmão, que contraste entre Salomão e as flores do campo. 1 Reis 10: 1-10 mostra um pouquinho dessa glória. Mas nem mesmo assim pode se comparar com as flores do campo, belas na beleza da natureza, belas porque Deus as fez assim, belas sem ansiedades, nem escolas de ginásticas, nem dietas, nem cosméticos, nem joias ou vestidos ostentosos.
    O conselho divino é: “filho, não ande muito preocupado com a roupa ou aparência ou a comida ou a idade em primeiro lugar. Lembre-se das flores do campo, das aves do céu, do processo do crescimento humano”.

  2. III – PRIMEIRO DEUS.
    “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a Sua justiça” (v. 33). Como podemos relacionar este conselho com a ilustração das aves, das flores e do crescimento? Em primeiro lugar, notemos que as três apresentam os tipos de necessidade humanas. • A comida das aves – necessidades vitais, indispensáveis. • O vestuário das flores – necessidades “necessárias” • A idade – necessidade imaginária. Adianta eu me preocupar para retroceder ou avançar no tempo?

  3. Vejamos em que sentido é que Deus deve ser o primeiro:
  1. As aves do campo, ao nascer de um novo dia, a primeira coisa que fazem é cantar, louvar a Deus, olhar o céu azul, contemplar o sol com seu resplendor matinal. Você já viu um passarinho brincando na água de manhãzinha, aos primeiros raios de sol matinal? As aves não acordam e saem a procurar comida como loucas. “Elas buscam primeiramente “o reino de Deus e a Sua justiça”.
  2. A pessoa que cresce não cresce em estatura nem em idade porque se preocupa ou vive ansiosa. a) Ela cresce porque come. O crescimento é uma consequência. Ela se alimenta, o tempo corre, os anos vêm, automaticamente. b) Você percebe o que Deus está querendo nos ensinar? O nenê não nasce e tenta correr e crescer. O nenê nasce e o primeiro que mexe é a boca à procura de alimento. c) Cristo é o leite, o pão, a vida. “Buscai primeiramente o Reino de Deus”. Isso é básico. O resto é consequência, “será acrescentado”.
  3. As flores do campo. O que é o primeiro que cresce numa flor? São as pétalas, as folhas ou o talo? a) Não, tudo isso é consequência. O primeiro é a raiz que vai para baixo, fundo na terra à procura da umidade, da água vital. b) Cristo é a água. A flor não teria a beleza “maior que as glórias de Salomão”, se primeiro não procurasse a água vital e salvadora.
    É isto que Cristo está nos dizendo: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça”, a beleza, a aparência, tudo será acrescentado como uma consequência.

  4. IV – O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA.
  5. O que é o Reino de Deus? Mateus usa a expressão “reino de Deus” 31 vezes. Ele expressa não o “Reino da Glória”, mas o reino que Cristo veio a estabelecer entre os homens, nos corações, nas vidas, na experiência. O Reino de Deus neste contexto é uma forma de vida; coloca Cristo e Sua justiça acima de tudo.
  6. Deus em primeiro lugar não é simplesmente uma expressão a mais. Na administração de nosso tempo Ele deve ocupar o primeiro lugar. Antes de pensar no tempo para nós temos que pensar no tempo de Deus: o sábado.
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    Na alimentação do nosso corpo; antes de pensar em nossos gostos e apetites temos que pensar nEle e na maneira como Ele quer que cuidemos do templo do Espírito Santo.
    Na administração de nossos talentos, antes de usá-los para nós, temos que pensar em como usá-los para Deus.
    Igualmente deve ser com os tesouros. Deus primeiro, depois eu.
  1. O ser humano será feliz na medida em que “busque o reino de Deus e a Sua justiça”. De outra maneira sua vida será sempre cheia de ansiedade e desespero.
    Correrá como louco à procura de coisas que se veem; comida, vestuário, posses e quanto mais tiver mais procurará.
    É assim como vivem os homens que não conhecem a Deus. “Os gentios é que procuram todas estas coisas” (v. 32).
    Deus está falando aqui de formas de vidas diferentes. Os gentios correm atrás do seu tempo, atrás do seu dinheiro, atrás de seus apetites e se sobrar tempo, pensam em Deus.
    O povo de Deus é diferente: busca primeiro o reino de Deus, as coisas de Deus. Procura dar a Deus o primeiro lugar em sua vida. Tudo o que precisa para viver, Deus lhe dá como uma consequência do relacionamento de amor que existe entre ambos.

  2. CONCLUSÃO
    Não gostaria, meu irmão, de dizer ao Senhor Jesus: Ajuda-me a colocar Tua justiça em primeiro lugar, ensina-me a viver para Ti, ajuda-me a fazer da cruz de Cristo o motivo de minha vida; tomas meu tempo, meus talentos, meu corpo e meus tesouros; enfim, Senhor: toma minha vida toda?